quinta-feira, dezembro 15, 2005

Ser Astronauta... ou não ser Astronauta? Eis a questão!

Quantos de nós não sonhavam ser astronautas quando eram mais novos (e outros ainda sonham)? Não é uma tarefa nada fácil!

Da última vez que surgiu uma oportunidade de emprego, houve cerca de 22 000 candidatos. Cerca de 5000 deles tinham boas qualificações. Mas existem apenas 16 pessoas que são actualmente membros do Corpo Europeu de Astronautas.

Cerca de metade do Corpo começou a sua carreira na aviação militar, geralmente com uma grande experiência como piloto de ensaios – o exercício mais preciso e disciplinado em técnicas de aviação. Os astronautas têm todos fortes antecedentes em Ciência Aerospacial ou Engenharia Aerospacial e por vezes até nas duas áreas.
A outra metade do Corpo é mais científica. A maior parte deles tem formação em Física e todos trabalharam na sua especialidade em graus Universitários avançados.
Todos os astronautas Europeus destacam-se pela profundidade e amplitude da sua experiência profissional, assim como pela sua excelente forma física.
De facto, determinação e motivação são duas grandes qualidades partilhadas pelos 16 astronautas Europeus. Não são super-homens – ou super-mulheres. Mas qualquer que seja a sua carreira anterior, todos demonstram níveis de dedicação paciente muito para além do normal. Por cada hora que poderão estar no espaço, sabem que vão ter centenas e talvez milhares de horas de treino.

Os astronautas podem não ter uma data de validade, mas têm uma idade óptima. A melhor idade para operações de voo situa-se entre os 35 e 50 anos. Assim, a ESA não poderá evitar recrutar astronautas novos que irão treinar arduamente durante muito tempo.

Para se tornar um astronauta é recomendável, mas não indispensável, estudar Aeronáutica e Astronáutica. Por outro lado, também são precisos jovens nas áreas das ciências naturais, medicina ou tecnologia. Seria ideal ter um grau universitário em Química, Biologia, Medicina, Físicas ou Engenharias. Mas também os candidatos de outros campos adjacentes têm uma boa chance.

Requisitos mínimos para se ser um astronauta na ESA:
- experiência profissional no campo científico
- conhecimento excelente de Inglês e um outro idioma estrangeiro se possível
- boa condição física, mental e de saúde
- altura entre 153 e 190 cm
- idade limite de 37 anos
- nacionalidade europeia (de um estado-sócio da ESA).

Observações:
1. Pessoas que usam óculos ou com chumbo nos dentes também são aceites como candidatos.
2. Estar em boas condições físicas não significa que seja uma pessoa de elite no desporto, até porque demasiados músculos consomem oxigénio desnecessário já que não são utilizados no espaço.
3. O mais importante é ter um bom sistema circulatório que é testado na centrifugadora com acelerações até aos 8 G’s.
4. Os testes psicológicos são de extrema importância e de grande rigor. Estes avaliam o pensamento lógco matématico, a abilidade de se lembrar de coisas, sentido espacial de direcção, coordenação psicomotora, suportar diferentes pressões.

3 comentários:

CkM disse...

Tirando a saúde mental, tenho os requisitos todos...

Anónimo disse...

ola.
esse texo é interessante... mas o facto de teres posto o nº de concorrentes que concorrem, fez com que todos os que querem ser astronautas desistem dessa ideia.
És uma "estraga sonhos" :'( :'( :'(

Anónimo disse...

oi! N sei s na ESA aceitam a entrada a gatinhas! :p
tas-me a xamar marrão? ja sabes k nao!
Ahimsa?! o prof d historia deixou realmente algumas marcas profundas! kalker dia es vegetariana e pasas a praticar yoga (ate gostava d ver).
otra cosa, n m digas k andas a ficar 1 maniaca da conspiração? andas a ver mts filmes!
Ja agora, s calhar as luzes das otras pesoas n são iguais as tuas, as tuas ek são iguais as das otras pesoas!!!!!!!!!!!!!
Tenho d ir escrever 1 dedicatória na tua "caneta" d natal.
xau

P.S:ADOWO-TE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!