quinta-feira, dezembro 15, 2005

Qual a origem dos nomes dos oceanos?

Bem...hoje decidi postar aqui uma curiosidade, se calhar uma coisa que a maioria de nós não sabemos que é o porquê do nome dos 5 oceanos do nosso planeta! Já que o nosso país tem uma grande costa, e muito bonita, por sinal, achei que era engraçado descobrir isto... Divirtam-se...ou não :P:P

Oceano Pacífico:
O nome foi-lhe dado em 1520 na expedição de Fernão de Magalhães e deve-se ao bom tempo que os marinheiros encontraram enquanto atravessavam o Pacífico.

Oceano Atlântico:
A palavra Atlântico é relativa a Atlas, Deus da Teogonia primitiva grega que sustentava sobre as suas costas o céu. "Atlântico" era usado na Antiguidade para designar o oceano a oeste da Europa. De acordo com Hérodote, este nome é originário do povo dos Atlantes que habita em Marrocos jundo ao monte Atlas. Esta denominação desapareceu, no entanto, na Idade Média, altura em que se utilizava o nome de "Mar Ocidental" ou "Mar do Norte". O responsável pelo reaparecimento do nome"Atlântico", foi o geógrafo Mercator ao colocá-lo no seu célebre mapa do mundo em 1569. A partir deste momento a nomenculatura da idade média foi gradualmente sendo subsituída por este nome, que subsistiu até aos nossos dias.

Oceano Índico:
Recebeu este nome pela sua proximidade ao sub-continente da Índia.

Oceano Artico:
Foi-lhe atribuído o nome da constelação Ursa Maior (arktos=urso).

Oceano Antártico:
A sua localização no Hemisfério Sul foi o motivo deste nome. Antártico significa estar oposto ao Ártico.

1 comentário:

Anónimo disse...

mt bm D.Rita..ja tou a vr k geografia (x e k ixtu e geografia) e konxigu..kontinue axim k vai longe..****