sexta-feira, maio 15, 2009

FCM-UNL

" Secção 1 - A Medicina
Sagrada arte de curar os doentes, proteger os sãos, diminuir o sofrimento humano, auxiliar no início de cada nova vida ou garantir a dignidade nos últimos momentos que antecedem a morte, a Medicina será para cada um, que a toma por sua arte e ofício, uma forma de estar na vida, um sacerdócio.

Secção 2 - A Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa
Nobre instituição onde somos iniciados na sagrada arte da Medicina. Nobre templo construído no cimo do Campo de Santana onde gerações e gerações de médicos se formaram, à imagem de Parthenon que coroa a sagrada colina da Acrópole ateniense. Templo de saber que tem por deuses homens, homens simples, cujo contributo foi imprescindível para a nossa formação, a todos eles devemos o nosso maior respeito e admiração.

Secção 3 - Os Símbolos da Medicina
Sagrada arte que venera Esculápio, que é filha de Hipócrates e que se revê na Serpente - símbolo das forças ocultas, da vida e da prudência; no Bastão - símbolo do comando; na Taça - símbolo dos medicamentos; e no Galo - símbolo da vigilância. Estranha escolha, mas ao mesmo tempo tão sensata.

Secção 4 - Os Símbolos Académicos
A Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa escolheu para seus os seguintes símbolos: para hino "O Fado do Estudante", para cores o amarelo, cor da Medicina, e o verde, cor da Universidade Nova de Lisboa - serão estas as cores usadas nas Fitas dos estudantes e no seu Estandarte.
Para elém destes haverá ainda as seguintes insígnias da Praxe Académica: um fémur que será designado por "O Santo Fémur" e que representa o comando, uma caveira que representa o espírito humano e a sapiência, e ainda este Código Académico que simboliza a Academia e a sua unidade.
(...)"
in Código Académico da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa

Sem comentários: