quarta-feira, maio 21, 2008

Há poucos dias uma pessoa pediu-me para escrever algumas linhas sobre ela para um portefólio de psicologia... já passava das 11 da noite e eu estava deveras cansada contudo, não pude dizer que não a uma pessoa que sempre admirei e que me disse algo como "a esta hora não devo encontrar ninguém mais inspirado que tu" e lá comecei eu de rajada a escrever uns pequenos parágrafos sobre ela.

Foi nesse momento que senti facas a dilacerarem-me o coração, eram saudades! Naquele instante conseguia escrever páginas e páginas sobre ela, sobre mim, sobre as nossas aventuras e desventuras, sobre as nossas promessas, sobre as nossas brincadeiras, no entanto, senti a tristeza de tudo aquilo já ter passado, de estar a falar dum passado que não acontece no presente devido a inúmeros motivos que nos fazem estar afastadas geograficamente e, ainda por cima, mais tempo do que desejaríamos, um presente que não nos dá mais do que pequenos-almoços madrugadores ou jantares barulhentos cheios de vinho verde que não chegam sequer para pôr a conversa em dia.

E quem fala dessa pessoa fala de tantas outras que deixei para trás: sócias, irmãos, amigos, amigas, ex-namorados... enfim, pessoas que por um ou outro motivo vão ficar sempre com um espacinho no coração reservado para eles. E é nestes momentos que a minha cabeça anda à roda com tantos pensamentos, quase que surgem dilemas que nem sequer existem, qualquer tipo de decisão torna-se dolorosa, parece sempre que estamos a trair uma parte e que estamos a escolher uns em detrimento de outros.

Neste momento tenho tudo o que poderia desejar (vá... a carta só vem daqui a uns mesitos, mas tirando isso...) e, no entanto, quando escrevi aquelas linhas senti um vazio dentro de mim, em segundos parece que revivi todos aqueles anos, todos aqueles momentos, todas aquelas viagens, todas aquelas asneiras e estupidezes próprias da idade, todas as festas, todos os jogos, todos os beijos, todos os abraços, todas as gargalhadas, todos os planos, todos os esquemas...e por momentos desejei que pudesse ter todos aqueles que são importantes para mim no mesmo sítio.

Quero voltar a juntar os T.W.O., mas não quero deixar as minhas meninas; quero ter vista para o Palácio da Pena sem deixar de ver a Serra da Estrela cheia de neve; quero ruas movimentadas mas continuar a acordar com o chilrear dos melros; quero viver no centro e continuar a ter um quarto com uma varanda por onde se pode subir facilmente; quero estar perto do mar sem sair da minha casa de campo... enfim, quero o impossível... e quando toca a escolher um lado entra em acção a peça mais valiosa do jogo e faz xeque-mate para o sossego e a calma que em 4 anos passaram a fazer parte do quotidiano.




P.S.: We'll make the difference! No matter how, when or where!

6 comentários:

Marlene. disse...

O teu bispo/cavalo/torre (não percebo patavina de xadrez xD) pode ter tido um papel preponderante, mas não te esqueças que ainda tens cá 4 peças: as tuas rainhas ! E quando te fores embora vais ficar no mesmo dilema só que no sentido inverso, a desejar um dia sossegado...e nesse dia, quando menos esperares, vais acordar connosco ao teu lado KIOL
CMRJM sempre :')

Anónimo disse...

Podemos sempre ter o melhor de dois mundos, mas não ao mesmo tempo. Nós por aqui ficamos à tua espera para quando precisares de matar saudades.
beijo*


PS: ensaio dos TWO marcado para o verão.. não falha! - We'll make the difference no matter what *

Anónimo disse...

é realmente um grande dilema!...mas de certeza k nunk vais perder nada desses dois mundos...=)
ja agora, dito assim ate fikei cm sddx dos tempos da antonio lolol
bju**

Anónimo disse...

Sei tao bem o que sentiste quando tiveste de abandonar a tua vida numa grande cidade com as pessoas com quem sempre viveste, que te ensinaram a crescer, a tornaste uma pequena mulherzinha. Tiveste de aprende a viver novamente. Com outras pessoas, com outra forma de vida. No entanto as saudades do teu mundo antigo sempre foram muitas, apesar de com o tempo se tornar complicado a escolha. De um lado o mundo antigo com todas as recordaçoes do passado, do outro um mundo novo, onde se avizinha o futuro. Aqui podes nao ter uma grande cidade, os jogos de futebol n estadio, os grandes centros comerciais. Podes nao poder apanhar o metro para qualquer lado. Nao tens os grandes concertos perto de casa, nem sequer poderes ver o mar. Mas sei que aqui tens a tua estrelinha que te acompanha, e tens 4 pessoas que nunca se vao esquecer de ti, e para quem tu es MUITO IMPORTANTE.
Prometo que quando fores embora, e so nos virmos de tempos a tempos, o espaço que ocupas no meu coraçao, toda o significado que tens, toda a confiança que deposito em ti, toda a minha admiraçao e orgulho vao ficar exactamente da mesma maneira. Talvez ainda passe a gostar e adorar-te mais. Ficarei aqui orgulhosa por a pessoa que es, por tudo o que fazes, pela maneira como pensas. Foste das pessoas que mais prazer me deu conhecer na vida. Tu sabes disso, e sabes bem que es a minha confidente =')
Miuda, la no teu outro mundo sei que vais ser novamente tao bem recebida como se de nunca la tivesses saido.
Es linda miuda!
Amo-te *

I´ll miss you =((

CMRJM sempre =') a força que nunca será quebrada!

Anónimo disse...

Pois é...
Parece que o Ser Humano tem o dom de desejar sempre aquilo que é mais difícil, aquilo que na maioria das vezes não é sequer possível de se obter... E vive com uma constante frustração por querer ter o que não tem, estar onde não está...
Eu também já senti isso, e apesar de a minha situação ser um pouco diferente da tua, percebo-te muito bem...
Mas o importante é desfrutar ao máximo de cada uma das partes! Entregarmo-nos completamente à parte em que estamos num determinado momento e honrar com os nossos pensamentos a outra parte onde não podemos estar naquele momento!
Não vale a pena pensar "como seria se estivesse lá agora...", tem que se pensar " Ainda bem que aqui estou feliz! Sei que as pessoas que estão do outro 'lado' estão felizes por mim!"
Corrige-me se estou enganada... Eu sei bem que proferir estas palavras não exige nem metade da carga emocional que o facto de interiorizarmos estes pensamentos na nossa memória e no nosso coração...

Gosto dos teus posts... identifico-me!

Vou passando,

bj*

Filipe Pedro disse...

Que linda :)
Gostei muito de ler este texto, a sério. Nem sei porque é que vim aqui parar...
Beijocas e saudades.