segunda-feira, março 20, 2006

Primavera

Nos últimos tempos a inspiração não tem passado por este blog, faltam as ideias e os bons condimentos para uns posts interessantes!
Mas sabem como é, nesta altura, testes e mais testes... enfim...
Para quem não sabe hoje é o Equinócio da Primavera!
A palavra equinócio vem do Latim e significa "noites iguais". Os equinócios acontecem em Março e Setembro, as duas ocasiões em que o dia e a noite tem duração igual. Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do Sol é o instante em que metade do corpo solar está acima (ou metade abaixo) do horizonte, e o pôr do Sol o instante em que o corpo solar encontra-se metade abaixo (ou metade acima) do horizonte. Com esta definição o dia durante os equinócios tem 12 horas de duração.
A partir de agora estamos na Primavera, estação dos passarinhos a cantar e dos campos verdes e cheios de flores
O Equinócio de Primavera (hemisfério Norte) ocorre nos dias 20 ou 21 de Março ( nas culturas nórdicas esta data era festejada com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa).
A data varia devido aos anos bissextos, que deslocam o calendário das estações um dia. Devido à órbita elíptica da Terra, as datas nas quais ocorrem os equinócios não dividem o ano num número igual de dias. Isto ocorre porque quando a Terra está mais próxima do Sol viaja a maior velocidade do que quanto está mais longe.

4 comentários:

Anónimo disse...

Lol...Tou mesmo a estudar isso,tenho amanha teste de geografia sobre isso!...
A primavera e o despertar das flores, dos passarinhos...sabe tao bem!!!!
Bjo grande**

Anónimo disse...

Equinócio? Santinho...

Anónimo disse...

Primavera. É sinal que o frio tá acabando... E as cerejas começando... OBA!!!

Anónimo disse...

Só de pensar nisso, já me abre o apetite...