domingo, fevereiro 19, 2006

Como é que os pássaros protegem os olhos da chuva?

Como nos últimos dias tem estado um tempo um pouco chuvoso, lembrei-me de investigar "como é que os pássaros protegem os olhos da chuva"!
Espero que achem interessante...
Os pássaros possuem uma fina película que reveste o globo ocular, chamada membrana nictitante. Ela trabalha como se fosse um limpador de pára-brisas, protegendo os olhos das gotas de chuva durante o voo e mantendo-os sempre limpos. Esse tipo de membrana também pode ser encontrada noutros animais, como anfíbios (sapos e rãs), répteis (jacarés e lagostas) e até em alguns mamíferos (ursos e focas). Além de proteger contra a chuva, a membrana impede que os olhos dos pássaros sejam atingidos por impurezas, como poeiras e partículas em suspensão no ar, evita o ressecamento provocado pelo atrito do vento com a córnea, sendo responsável pela lubrificação ocular.
Noutros animais, essa película também pode ter funções vitais diferentes, como é o caso do urso polar. A sua membrana nictitante evita que o animal fique cego por conta da intensa claridade provocada pela reflexão da luz na neve. Outro exemplo, são os porcos-da-terra (não me perguntem que animais são porque também não sei, talvez sejam toupeiras...), mamífero que se espalham pelas estepes africanas e usam a película para proteger os olhos de picadas de cupins, o seu prato preferido.

2 comentários:

Anónimo disse...

E com voçês, no ar....

RITA CIÊNCIA!

CkM disse...

a lagosta é um reptil? Não sabia dessa. Eu classificava-a como "coisa", mas agora ja aprendi :-D