sexta-feira, janeiro 20, 2006

Futuros Incendiários!

Lembrei-me agora, de repente, de uma coisa e decidi vir partilhá-la convosco!
Hoje, na aula de C.F.Q. (Ciências Físico-Químicas), estivemos a preparar um colóide, mais especificamente um gel!
A actividade consistia em misturar uma solução aquosa de acetato de cálcio com etanol (álcool etílico, que por acaso era do Pingo Doce)! Até aqui nada de estranho! Agora vem a parte mais perigosa: sabem o que é que obtivemos????
Bem, aquilo que, vulgarmente, designamos por acendalhas (aquelas coisas brancas que servem para acender lareiras e coisas parecidas com isso...)!
Analisem bem a questão: num país em que grande parte da área florestal é todos os anos queimada e, na sua grande maioria, os incêndios têm origem em mão criminosa: estarão as nossas escolas a criar futuros incendiários???? A piromania é uma doença, não se devia avisar os professores de tal coisa?!
Já para não falar que só queimámos uma acendalha e fizemos três, já que a Dona... (não vou dizer o nome para não me chamarem difamadora) queria levar as outras para casa... talvez para poupar algum e acender a sua lareira em casa...

Eu prometo que depois ponho uma foto da actividade, mas de momento ainda não as tenho disponíveis!

2 comentários:

Anónimo disse...

Que história mais viagem é essa? (Creeeedooooooo!)

CkM disse...

Não valia mais comprar as acendalhas já feitas? Já que foram ao Pingo doce comprar o etanol, aproveitavam e compravam também as acendalhas.