quarta-feira, dezembro 14, 2005

Ahimsa

Neste momento, devem vocês estar a perguntar: "O que é ahimsa?"... Pois, eu vou vos explicar o que é...

AHIMSA é não-violência; é não desejarmos mal ao próximo, mesmo ao nosso pior inimigo; é não agredir fisicamente e/ou psicologicamente; é não responder com violência nas situações mais hostis, não guardar rancor daqueles que nos fazem e querem mal. Sintetizando é um valor defendido por Gandhi, uma filosofia de vida e um exemplo a seguir.

Por vezes diz-se que a não-violência é para os fracos e considera-se um acto de cobardia. Eu contraponho estas opiniões pois, Mahatma Gandhi, demonstrou que fracos são aqueles que utilizam a violência para resolver os seus problemas e alcançar os seus objectivos, sem se aperceberem que a força do amor se sobrepõe à da destruição.

A não-violência não é desistir de lutar contra as coisas que achamos injustas e erradas, mas sim lutar contra elas de uma forma mais activa e pessoal, dizendo não à violência.
Para praticarmos AHIMSA não podemos amar e ajudar só aqueles que nos amam, temos que amar e ajudar, incondicionalmente, todos aqueles que nos rodeiam.

AHIMSA deve ser praticada por todos durante toda a vida, mesmo nas situações mais adversas temos que ter fé e acreditar que sermos fiéis vale a pena.
Devemos crer que a não-violência é muito mais forte que a violência e que perdoar é uma virtude, sermos nós próprios mas, controlar o lado mau que habita dentro de nós.

É fácil falar sobre AHIMSA e sobre as suas boas propriedades, o complicado é ser fiel a este princípio em todos os momentos, é necessário um grande auto-controle, auto-confiança, amor, dedicação, força de vontade... mas todas as coisas boas são difíceis de realizar e exigem sacrifícios, cabe a cada um de nós tomar a iniciativa e mostrar ao mundo AHIMSA.


Por isso... não sejam mauzinhos com os vossos colegas e com os professores (só com alguns porque com outros podem ser maus à vontade :P:P:P)!

Bjs

4 comentários:

Anónimo disse...

nao-violencia???nao dexejarmx ml ao proximo...ixu tm td a vr cmg eu n dejexo ml ap proximo nm akelax pexoax k xao mt boaxinhax nm penxar numa coixa dexax!ind pr xima eu k tnh uma mente tao pura xem maldade nenhuma, xte meu koraxaoxinhu d ouro n era kapax d faxer ml a ningm mxm ningm xo mx akela xata k nx xabemx "kt tivex-t?"lol..bjnhx***

Anónimo disse...

sera assim tao facil?
fica a questao...

bjo*

Anónimo disse...

muhhh eu lembro me disto de kk lado...ahhh str Aguiar..lol..so mesmo ele..mas eu concordo..vamos seguir todos o modelo de vida de Gandhi...nao-violencia..make love don't make war...
Bjao amiga...

Anónimo disse...

É fácil sim! AHIMSA! =)