sexta-feira, abril 27, 2012

Sushi

Ontem foi o dia em que a noite de sushi deixou de ser feita fora de casa. Foi o dia em que a promessa dos 22 anos foi cumprida. Já não era possível continuar a adorar comer os pequeninos rolinhos de peixe cru sem fazer a mínima ideia de como era fazê-los... de como era realmente confeccionado o arroz... de como se enrolava a nori... era demasiada falta de conhecimento.

Foi uma pequena aventura culinária... sem percalços! felizmente!... depois de consultarmos várias receitas, todas mais ou menos contraditórias e não percebermos muito bem onde é que tudo aquilo ia acabar... depois das dúvidas se jantaríamos realmente em casa ou se teríamos que ir comer as iguarias de outro sushiman... ganhámos coragem!

Pegámos no arroz de sushi embalado em vácuo (produto bastante curioso por sinal :P) e decidimos seguir o modo de confecção aconselhado na lateral! Surpresa das surpresas...sem nunca ter feito arroz com açúcar (nem sequer arroz doce), sem nunca termos utilizado vinagre de arroz, sem fazermos a mínima ideia se seria realmente lógico espalhar o arroz num tabuleiro só para o temperar... fizemos, seguimos a receita à letra... cronometrámos tempos, usámos os utensílios adequados, fomos alunas exemplares de um chef qualquer que ganha a vida a escrever modos de preparação de arroz nas laterais dos pacotes!

Cortámos o salmão! Bela obra de arte!
 E por fim o último passo, o que iria requerer mais perícia, aquele que poderia comprometer tudo o que tínhamos feito até ali... aquele que não havia receita que nos safasse (mas o youtube ajuda sempre!)... enrolar!
E surpresa das surpresas (novamente): correu bem à primeira! Três super rolos! Em vez de passarmos fome e termos que ir jantar fora, ficámos cheias e não conseguimos sequer acabar o que tínhamos feito!

Indicações futuras:
- rolos mais pequenos
- mais variedade de recheios
- comprar uma faca que realmente consiga cortar a nori devidamente








3 comentários:

ju disse...

MINHAMIIIIIIIIIIIIIIII

Anónimo disse...

Convidar pessoas experientes na àrea da degustação do XUXI. Ou então pessoas que saibam tão pouco do assunto que comam tudo o que aparece à frente...e no fim digam que estava delicioso. Sempre. Para qualquer comida. Até os scones da Joana. Sim, a Rêgo.

Nelson :P

ju disse...

Rego não leva circunflexo, até uma pessoa que não é "Dr" sabe isso.