sexta-feira, janeiro 13, 2006

Bocejar...Aaaaah...Aaaaah!!!



Quando estamos cansados ou entediados temos tendência de nos esperguiçarmos ou de bocejar ou, por vezes, as duas coisas simultaneamente, mas porquê?
Aqui está a resposta: o metabolismo do corpo fica mais lento e o nível de gás carbónico no sangue tende a aumentar. Durante o bocejo, a pessoa inspira mais ar e o organismo fica equilibrado. Isso porque a quantidade de oxigénio na corrente sanguínea aumenta.

Mas, nunca se perguntaram porque é que os bocejos "se pegam"? Nunca vos aconteceu estarem numa aula muito chata (como por exemplo Filosofia ou Português), começarem a bocejar e de repente toda a gente à vossa volta estar também a bocejar? Tudo tem uma explicação e o contágio dos bocejos não é excepção!
Na espécie humana, a imitação é muitas vezes um acto reflexo. O bocejo, por ser um instinto básico e primitivo, acaba por se tornar um estímulo para as pessoas que o observam. A resposta do corpo é praticamente automática, de forma similar ao que acontece com o riso em situações de grupo.

4 comentários:

CkM disse...

Realmente, a aula de Português é um estímulo tão "intenso" que não conseguimos parar de bocejar!

Anónimo disse...

LOOL!!! e vrdd..... e então nessas disciplinas valha m deus... akilo sao os 90 minutos nisso! mas akeditem... ha solução pa n s bocejar... levem mp3 e oiçam musika! a aula passa rapidinho =p
Gostei desta "Curiosidade" rita... mt bem...
e bgdo pla forcinha na matemática =D

Anónimo disse...

ixu na maior parte dos casoso so m akontexe kd tou an aula d tic...k xono..pois ja m akontexeu mtx x eu ver uma pexoa a bocejar e eu lg a xeguir bocejar tb..mx n xabia k era um acto reflexo do noxo organismo..bgdinha pl xplikaxao=)
bj**

Anónimo disse...

Bocejar em filosofia é bom... mas dormir ainda é melhor!!!
Sigam o meu conselho, e durmam um bocado na aula de filosofia. Vão ver que se vão sentir melhor. ;)