quarta-feira, dezembro 21, 2005

Neve no Marquês de Pombal

Parece improvável mas o BES apostou na originalidade e, apartir de quarta-feira, a rotunda mais emblemática de Lisboa vai mesmoterneve a cair... com horas marcadas.

Entre as 18 e as 21 horas, todos os dias - e as 17 e 22 horas, aosfins-de-semana - o Marquês de Pombal será palco de mais uma iniciativapublicitária da instituição bancária do grupo de Ricardo Salgado. Noaltode um dos edifícios da rotunda, seis canhões alinham-se no terraço para'cuspirem' flocos de neve. Grande parte da fachada do edifício seráaindacoberta por uma tela gigante, de 570 metros quadrados, cuja imagem, alémdenatalícia, remete para as paisagens alpinas, locais que, por tradição,recebem muita neve.

O mecanismo de refrigeração vai permitir que a água passe a estadosemi-sólido e, por expulsão motivada por um motor interno, serão geradosverosímeis flocos de neve. Ao chegarem ao solo, promete Paulo Padrão,"osflocos já virão em estado líquido", pelo que "não vão interferir com o trânsito nem com os transeuntes."

Mas, porque o objectivo passa também pela interacção com os transeuntes,oBES vai ainda colocar uma varanda, a um ou dois metros do chão, à qualoslisboetas poderão subir para registarem o momento, através defotografias.

"Quisemos animar e dar alegria à cidade e reforçar uma componente lúdicaneste Natal", explicou ao CM Paulo Padrão, frisando que esta iniciativa,produzida em parceria com a agência de publicidade BBDO e a empresa deeventos Stressless, é destinada, em particular, "aos miúdos. Vai ter umgrande impacto popular", frisa o director.

ATÉ DIA 2 DE JANEIRO

E se pensa que esta ideia implicou um grande investimento, desengane-se.Dez mil euros 'bastaram' para o BES garantir neve no Marquês entre apróxima quarta-feira e o segundo dia do ano novo.

O efeito visual espera-se espectacular, não só pela originalidade dainiciativa, mas também pelos jogos de luzes que, através dos váriosholofotes instalados no terraço do edifício e projectados para o céu,potenciarão a beleza da queda dos flocos de neve.

Já a partir de terça-feira, TSF, Rádio Renascença e Comercial começam aemitir o alerta - leia-se, 'spot' comercial - a todos os portugueses. No'spot' de rádio ouvir-se-á o piloto de um avião que, ao aproximar-se doaeroporto de Lisboa, diz: "O tempo está agradável, temperatura amena ecéupouco nublado, excepto no Marquês de Pombal, onde neva com algumaintensidade."

Sem comentários: